5 rotinas anti-ageing para começar hoje mesmo

6 simples rotinas anti aging

5 rotinas anti-ageing para começar hoje mesmo

No que diz respeito ao cuidado que a nossa pele nos merece, menos não é mais.

Confira aqui resoluções bem realistas e fáceis de manter para uma pele luminosa, hidratada, saudável e mais feliz!

1. Beba mais água
Para todos nós é óbvio que beber água é fundamental. No entanto, passar à acção já não é tão imediato. Assim a sugestão passa por começar por beber um copo de água em jejum logo pela manhã. Mantenha uma garrafa de água mesmo ao lado da cama para adquirir o hábito de ser a primeira coisa que faz mesmo antes de se levantar. Ao longo do dia, se a garrafa de água estiver na sua frente, é bem mais provável que a  beba, o que irá beneficiar a pele, ajudar a eliminar toxinas e manter o corpo hidratado e os nossos órgãos funcionais. Este é um hábito a começar hoje mesmo!

2.’Ingestibles‘ ou nutracêuticos
Esta é uma das formas de promover a beleza e a saúde da pele de dentro  para fora. Talvez queira consultar o artigo sobre a importãncia de suplementar com colagénio já publicado aqui. Também a ingestão de probióticos numa base diária ajudará a promover níveis de bactérias intestinais “boas” que têm um impacto quase instantâneo no aspecto da pele. Poderá querer consultar a importância de manter um microbioma saudável também já publicado aqui no artigo sobre as tendências wellness para 2018;

3.Manter a pele limpa, hidratada e protegida
As mulheres, principalmente, sabem que não limpar a maquilhagem à noite antes de deitar pode ser uma das coisas mais prejudiciais que fazemos à nossa pele. Mas a questão da limpeza da pele não é assunto só para mulheres não, visto que todos, sem excepção, estamos expostos à poluição, ao processo oxidativo, sendo necessário respeitar as características da pele para um cuidado eficaz.

Assim, há que  implementar  uma rotina de cuidados diários na nossa pele!

Limpar: Utilize leites, loções, cremes, espumas ou óleos consoante as características da sua pele (normal, oleosa, seca, sensível, mista, ..). As águas micelares, pela sua composição e características acabam por ser, transversalmente, as que melhor se adequam a todos os tipos de pele; de manhã, não há necessidade de se realizar uma limpeza profunda sendo até benéfico respeitar o brilho e a regeneração que se processa durante a noite;

Tonificar: a função do tónico é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas e dos produtos utilizados. Dê preferência às versões sem álcool optando por produtos à base de extratos florais ou botânicos, ingredientes que além de equilibrar o pH, refrescam a pele e ajudam a fechar os poros.

Hidratar: com a pele limpa e fresca, parta para a aplicação do serum, seguido do hidratante, ambos, de preferência, já com acção anti-idade. De textura fluida e alta concentração de princípios activos, o sérum deve ser sempre aplicado antes do creme hidratante. Procure produtos com ácido hialurónico na sua composição como ingrediente principal, pois tem boa absorção, hidrata profundamente e deixa a pele com um aspecto descansado. Quanto ao creme de olhos, não diria que é um produto opcional, mas tudo depende do budget disponível. Evite sim, produtos com fragâncias ou perfumes. Para o dia a dia, finalize o ritual aplicando um protetor solar com FPS 30 (no mínimo), tanto no verão como no inverno, 365 dias por ano sem excepção. O protector solar não é uma opção!

Cuidados noturnos: Seguir a rotina já referida anteriormente, limpando o rosto com um produto de limpeza ou cleanser específico para a sua pele. Tonificar e prosseguir com a hidratação. Abuse das máscaras! Esta é a hora de reparar a pele dos danos sofridos durante o dia. Escolher produtos regeneradores é a opção mais acertada;

Nota importante: assegurar que em qualquer um dos passos, limpar, tonificar e hidratar, os produtos são aplicados no rosto, pescoço e zona do peito;

4. Descanse e respeite as horas de sono
Tome um banho. Leia um livro. Relaxe. Desligue-se do telefone, computadores e das redes sociais. Não só a luz “azul” dos écrans interrompe e perturba os padrões de sono, como também há evidências crescentes que podem afetar negativamente a saúde da pele já para não falar da posição da coluna e do pescoço ao estarmos horas e horas a olhar para baixo o que acelera o envelhecimento de pele nesta zona através do aparecimento de vincos. Talvez queira consultar o artigo “10 Pequenos passos para uma vida bem mais feliz” já publicado anteriormente;

5. Consistência
É essencial adoptarmos estas rotinas de forma consistente e repetida não só porque os produtos levam algum tempo a fazer efeito mas também porque a pele necessita de tempo para se tornar mais resiliente;

E porque nunca é demais lembrar, uma boa nutrição, prática regular de exercício físico, suplementos de alto desempenho, diminuir o stress, respeitar as horas de sono, exposição inteligente ao sol, deixar de fumar, manter-se hidratado, comer mais vegetais e muito menos açúcar e aplicar um óptimo hidratante com SPF (e porque não um com cor para obter um tom de pele saudável?) são os “mais” que nos podemos oferecer, provando que a boa saúde reflecte-se numa óptima pele. Mas é preciso fazer por isso!

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