Temos que falar sobre Colagénio

E não é assunto só para mulheres, não. Por isso, homens, a vossa atenção, por favor!

temos que falar sobre colagénio

Temos que falar sobre Colagénio

O colagénio é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo, que contribui para a resistência e elasticidade da pele, saúde dos cabelos e unhas, construção muscular, bem como na manutenção da estrutura óssea, articulações e tendões.

O consumo de proteínas através da alimentação fornece aminoácidos essenciais para a formação de colagénio no organismo, sendo, por isso, essencial manter uma alimentação rica e variada.

Precisamente porque a produção dos níveis de colagénio declina naturalmente a partir dos nossos 25-30 anos, as células que o produzem (fibroblastos) começam a degradar-se e a produzir menos.

A exposição ao sol (muitas vezes sem protecção), o fumo, o stress, o consumo de bebidas alcoólicas, a ingestão de açúcares refinados e de carbo-hidratos simples são factores que aceleram ainda mais este processo, aliados ao facto de, no dia a dia da maior parte das pessoas, ser cada vez mais difícil praticar uma alimentação diversificada e rica em proteínas de qualidade. Assim, torna-se necessário pensar como reverter este processo.

Vale ressaltar ainda que, para além dos aminoácidos, o organismo precisa de outros nutrientes, como vitamina C, silício e zinco para a produção e protecção do colagénio, sendo a Vitamina C um poderoso antioxidante que protege as nossas células dos danos oxidativos.

Então, se eu quiser optar por suplementar com colagénio, quais são as melhores opções?

Conhecidos por “nutracêuticos”, os suplementos que existem no mercado são realmente uma forma de cuidar do nosso corpo de dentro para fora. Estudos mostram que o colagénio hidrolisado tem uma maior absorção por parte do nosso organismo e pode oferecer o aporte de nutrientes necessários para a síntese endógena desta proteína. Consumir em conjunto com uma fonte de vitamina C ou optar por suplementos que já a incluam são as melhores soluções. As versões em pó, sem sabor, são ideais para misturar na água, em sumos, batidos e smoothies. Podem também ser adquiridos na forma de cápsulas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão de 9mg/dia, mas atenção às marcas e à proveniência destes suplementos. Informe-se previamente sobre a origem dos produtos. Procure informação credível!

Quanto à utilização de produtos cosméticos contendo colagénio na sua composição, estudos mostram que não há evidências de que a aplicação tópica de moléculas de colagénio penetrem realmente na pele e se fundam com o colagénio existente.

Cremes contendo colagénio e elastina poderão, sim, servir como bons agentes de captação de água ajudando a preservar a hidratação e a minimizar a perda de água na pele.

E porque recomendações nunca são demais, procure:

– Beber água regularmente, mínimo 8-10 copos bem cheios ao longo do dia;
– Ingerir alimentos ricos em vitamina C e anti-oxidantes (exemplos: kiwi, citrinos, morangos e frutos vermelhos, abacaxi, tomates, bróculos);
– Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras (exemplos: flocos de aveia integrais, batata-doce, vegetais de folhas verdes-escuras, frutos secos);
– Usar protector solar todos os dias do ano;
– Dormir pelo menos 8 horas;
– Praticar exercício físico regularmente;
– Evitar o consumo de açucares e alimentos ricos em carbo-hidratos simples (exemplos: pão branco, farinhas brancas, batata branca);
– Evitar banho com água demasiado quente;
– Se for o caso, deixar de fumar.

Fontes de referência:
http://esmeraldazul.com/pt/
http://melhorsaude.org/

 

9 pensamentos sobre “Temos que falar sobre Colagénio

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