6 Benefícios que me trouxe a prática de musculação

Começar a treinar musculação foi fácil porque realmente decidi que era isso que eu queria fazer. Lembro-me de pensar logo nos primeiros treinos que nunca chegaria a trabalhar com pesos que hoje me parecem perfeitamente possíveis e passíveis de serem ultrapassados. Lembro-me de pensar que teria que aperfeiçoar a técnica, que teria que me superar. E superei. Em menos de seis meses comecei a ver resultados e adorei!!.

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Mas não foram as mudanças físicas que me levaram a escrever este artigo, mas sim os resultados que, de alguma forma, trouxeram para a minha vida grandes mudanças.

Levantar pesos e dedicar-me a um novo tipo de treino, mais desafiante, e que exigia mais de mim, ajudou-me a gerir melhor a minha vida, a lidar com obstáculos, a definir objectivos, a ter hábitos de vida mais saudáveis, e a cuidar mais do meu bem-estar. Atenção, não sou o caso típico de quem se alimentava mal e de repente resolveu mudar de vida. Sempre pratiquei exercício físico e sempre procurei ter uma alimentação saudável.

Mas, vamos aos benefícios que quero partilhar:

Mais disciplina e definição de metas:
O treino com pesos requer consistência e um objetivo definido. Depois de perceber o quanto o treino requeria disciplina, percebi que poderia aplicar a mesma disciplina e definição de metas para avançar na minha vida fora do ginásio. Estou mais orientada para os resultados e tenho vindo a transferir a minha capacidade de estabelecer metas no ginásio para o meu dia a dia;

Confiança:
Treinar com pesos, superar-me a mim própria trouxe-me mais resistência mental para chegar aos meus objectivos. Impossível não chegar ao fim do treino com sentimento de auto confiança e sentimento de realização.

Perseverança:
A definição de perseverança é “Qualidade de quem não desiste com facilidade; Persistência: conseguiu o trabalho pelo seu excesso de perseverança. Característica ou particularidade de quem persevera, insiste; constância”. Nada mais a acrescentar, portanto!;

Força de vontade:
Considero-me uma pessoa auto-motivada, mas, quando não sinto vontade de fazer algo que é necessário, ou quando não me apetece treinar, ou quando estou já demasiado cansada para me concentrar, procuro sempre arranjar uma motivação extra para ir. No ginásio sou só eu e os pesos/aparelhos. Não dependo de ninguém, nem de horários pré-estabelecidos. Digo muitas vezes para mim própria: Vai! Já conseguiste isso e muito mais. Vais sentir-te óptima quando o treino terminar e de facto, é sempre verdade:, chego ao fim do treino cansada mas satisfeita por ter chegado ao fim.

Cuidado com a alimentação:
Quem me conhece sabe que sempre fui cuidadosa com a alimentação. Mudar os meus hábitos alimentares fez parte de todo o processo e hoje é irreversível. Claro que faço as minhas asneiras, mas são excepções. Não conto calorias. Simplesmente reformulei a lista de compras, procurando evitar ao máximo os alimentos industrializados e sempre que possível optar pelos hidratos complexos bons na forma de alimentos integrais, privilegiando as proteínas, as gorduras boas, alguns suplementos alimentares e claro, nunca podem faltar os frutos secos que eu própria preparo torrando-os ligeiramente (amêndoas, nozes, caju, castanha do pará, caju).

E o mais curioso de todos, dificilmente sinto frio. Bem a propósito com o inverno à porta.

Hoje, só me arrependo de não ter começado mais cedo, mas, vamos sempre a tempo. Há tantos exemplos de tantas outras mulheres que começaram ainda mais tarde que eu.

O meu objectivo hoje é partilhar a minha experiência com tantas pessoas quanto eu puder. Quero que todas as mulheres saibam que musculação não é “coisa de homem”. Não é ficar masculina. É sim cuidar bem do seu corpo e partir realmente para uma mudança de vida.

Obrigada Márcio Conforti, Afonso Cabral de Almeida e Inês Proença, pelo vosso incentivo.

Nota: Nunca é demais lembrar: antes de praticar qualquer exercício físico, procure a orientação do seu médico, faça os exames necessários e tenha sempre o auxílio de um profissional para preparar o seu treino de acordo com seu objetivo e motivações.

2 pensamentos sobre “6 Benefícios que me trouxe a prática de musculação

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