Sementes de Chia, essas desconhecidas?

chia_pudding_pequeno almoço

Apesar de tudo o que já foi falado e escrito sobre as sementes de chia, essas sementinhas poderosas ainda representam um mistério para grande parte das pessoas que não sabem exactamente o que fazer com elas. A chia é considerada um superalimento pois possui um elevado valor nutricional pela alta concentração de ácido αlfa-linolênico (ALA ou ômega-3) e linoleico (ômega-6), antioxidantes, fibras e proteína o que nos traz inúmeros benefícios.

A internet está cheia de informações e dicas e portanto não me vou estender muito sobre o assunto, mas apenas partilhar uma sugestão de pequeno almoço, lanche, sobremesa ou snack pré-treino, que deve ser preparado com alguma antecedência, mas que pode ser transportado para qualquer lado, desde que devidamente acondicionado.

A consistência fica entre o pudim e o creme e pode ser enriquecida com outros ingredientes a gosto, como por exemplo fruta fresca, frutos secos, canela, cacau, café solúvel, essência de baunilha,  côco ralado, compotas sem açucar, granola, etc.

Nota a reter: as sementes de chia deverão ser sempre consumidas hidratadas!

Vamos então ao how to, que é como quem diz, como fazer.

O que vai precisar para a sugestão de hoje:

– 200 ml de bebida de côco ou outra bebida vegetal à escolha (amêndoa, avelã, aveia, arroz)
– 3 colheres de sopa de sementes de chia
– Opcional: adoçante à escolha, 1 colher de sobremesa de mel ou de xarope de agave ou xarope de côco ou stevia
– Fruta escolhida: framboesas frescas
– Lascas de côco para decorar

Misturar muito bem as sementes de chia com a bebida vegetal num frasco com tampa e levar ao frigorífico por 8 horas. De manhã, voltar a mexer, juntar as framboesas lavadas e bem sequinhas e colocar as lascas de côco a decorar. Está pronto!

Nota: Pode, por exemplo, preparar à noite e tem um belíssimo pequeno almoço, delicioso e completo. Se o frasco vedar bem, pode levar consigo para um lanche a meio da manhã ou à tarde.

5 pensamentos sobre “Sementes de Chia, essas desconhecidas?

  1. Fiquei a salivar!
    Tinha uma pergunta, sei que a chia para ser consumida tem que ser hidratada.
    Porém disseram-me que podia evitar a hidratação da chia se a comprasse já esmagada. Comprei e não me “entendo” bem com esta versão. Já usaste?
    Poderia fazer uma receita mais rápida, sem esperar de 1 dia para o outro, ou tantas horas…
    Que te parece?
    Beijinhos
    Paula da Casa do Rebelhe (uma casa à tua disposição 🙂 )

    Liked by 1 person

    • Olá!!
      Obrigada pela tua mensagem e pelo interesse no meu artigo!!
      Não recomendo comprar a chia já triturada ou a linhaça já triturada (caso a consumas também), visto que o processo oxidativo é muito rápido e as sementes perdem as suas propriedades. De tudo o que li, a chia deve ser consumida hidratada, sim. A receita que publiquei é apenas um exemplo de como a utilizar de forma prática e funcional, contudo já tenho lido que basta hidratá-la uns 15 a 20 minutos antes de consumir. O importante é que fique bem misturada com o liquido, isto é, não basta cobri-la é preciso misturar bem.
      Espero ter ajudado.
      PS: Muito obrigada pelo convite à Casa de Rebelhe. Hei-de lá ir sim 🙂

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